Sobre padrões de beleza
- Cafe com Jas

- 10 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Quanto mais você descobre sobre os segredinhos do #mundo da #beleza, mais você chega na conclusão que é quase impossível você alcançar o patamar desejado. Mas a pergunta que fica é: devemos realmente tentar chegar?
O que era padrão de beleza em 1900 e bolinhas, já não se aplica mais... pode ser que um dia volte algum traço daqueles padrões de beleza antiga, mas o tempo inteiro o mundo está mudando seu conceito sobre 'o que é considerada bonita para hoje'.
Quando antigamente corpos volumosos e cheios de curvas eram consideradas lindas, no século XXI tudo mudou para ter menos curvas possíveis e mais ossos aparecendo. As #calças #cintura #baixa viraram febre entre celebridades para celebrar justamente este novo padrão. E nós, meros mortais?
Vindo de uma jovem mulher, que em meio a adolescência sofreu absurdamente com distúrbios alimentares por tentar se comparar incansavelmente com esses #padrões, eu digo que é quase impossível alcançar esses patamares. Quanto mais você descobre sobre o que influenciadores, celebridades, criadores de conteúdo, fazem para se manter relevantes no mundo estético, mais você entende que padrões de beleza são impostos por uma sociedade que não quer que você alcance... e sabe por quê?
Qual seria a graça de todo mundo se sentir bonita e inclusa? Onde poderiam lucrar e gerar receita em cima de indivíduos que se amam do jeitinho que são? Pois bem! Sinto lhe dizer que não existe. Não existiria uma grande porcentagem de empregos, produtos e serviços se nós simplesmente nos aceitássemos como somos. A sociedade depende da nossa insatisfação estética para poder vender tudo o que é vendido e jogado na nossa cara como solução para nossa 'baixo estima'.
Mas calma, não só de notícias ruins e verdades cruéis que este post existe. O mundo vem mudando sem dúvida nenhuma, e os tais 'padrões de beleza' vem diluindo na realidade, e nós meros mortais agora podemos, sim, voltar a nos aceitarmos e nos amarmos. As pessoas estão trazendo transparência no que fazem, ou deixam de fazer, para seus públicos, a fim de mostrar que sim, são lindas e esculpidas, mas não foi comendo uma salada e indo na academia 2x na semana. Essa transparência nos traz um respiro para que nós, como indivíduos, possamos escolher se queremos, ou não, 'investir' (literalmente) nesses métodos de embelezamento. A transparência quebra a ilusão de que essas pessoas simplesmente acordam assim, maravilhosas, sem esforço, ou com o mínimo dele. A transparência nos dá a chance de entender que podemos também alcançar esses padrões SE QUEREMOS, mas pelo menos sabemos a verdade que teremos de fazer para tal.
Meu recado com esse grande desabafo que veio da minha adolescente interior reprimida é: siga, se inspire, e admire quem é TRANSPARENTE com vocês (com nós). Não há nada de errado em querer ser mais parecido com alguém, mas inspire-se em quem é VERDADEIRA com vocês (com nós). E, por último, estou aqui para te lembrar da coisa mais clichê do mundo, mas que eu preciso que você lembre feito sua música favorita que você sabe de cor: você é linda, e você não precisa ser outra pessoa para continuar sendo.
Veja mais neste video.
Comentários